quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Oficina "Torre de Hanói"


A Torre de Hanói é um jogo que consiste em uma base contendo três pinos, em um dos quais são dispostos alguns discos uns sobre os outros, em ordem crescente de diâmetro, de cima para baixo.
O problema consiste em passar todos os discos de um pino para outro qualquer, usando um dos pinos como auxiliar, de maneira que o disco maior nunca fique em cima do disco menor. O número de discos pode variar sendo que o mais simples contém apenas três.


A atividade Torre de Hanói foi feita no dia 18 de agosto na Escola Estadual Professor Antônio Pinto de Medeiros com a turma do primeiro ano do Ensino Médio, tendo um total de 32 alunos e 2 bolsistas do PIBID.

O objetivo da atividade foi contribuir ao desenvolvimento da memória, do planejamento e solução de problemas através de técnicas e estratégicas.



Para solucionar uma torre de 4 discos, são necessários 15 movimentos.
Para solucionar uma torre de 7 discos, são necessários 127 movimentos.
Para solucionar uma torre de 15 discos, são necessários 32.767 movimentos.
Para solucionar uma torre de 64 discos, são necessários 18.446.744.073.709.551.615 movimentos.


O jogo Torre de Hanói, foi de grande importância em sala de aula, pois a atividade contribuiu de forma positiva para memorização, planejamento e solução de problemas. A torre de Hanói prendeu a atenção dos alunos fazendo com que fosse trabalhada a concentração, a interação entre os grupos e a socialização de ideias de solução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário